sexta-feira, 27 de abril de 2012

Assessor especial da juventude participa do Seminário “Criança e adolescente em situação de vulnerabilidade”, no município de Capixaba


Gina Menezes

Durante esta sexta-feira (27), o Assesssor especial da juventude, Thiago Higino, participou do seminário “Criança e adolescente em situação de vulnerabilidade, realizado no município de Capixaba. A programação, que começou as 10h00 hs da manhã e se estendeu até as 14: 20 hs, foi promovida pelo Juizado da Infância e da Juventude em parceria com diversas instituições.

Thiago Higino, representante do governo estadual foi um dos responsáveis pelos encaminhamentos do seminário que traçou os quatro fatores principais que causam prejuízos aos jovens de Capixaba. “Não nos prenderemos a questões judiciais, pois o judiciário vem cumprindo de forma brilhante o seu papel, mas estamos aqui para apontarmos soluções baseadas em políticas publicas voltadas para a juventude. Não basta apenas tratar do problema em si, temos que trabalhar a longo prazo para garantir que nossos jovens saiam de uma vez por todas da situação de vulnerabilidade, esta tem sido a bandeira defendida pelo governador Tião Viana”, afirmou.

Dos quatro problemas apresentados pelo grupo de discussão como sendo os que mais afetam os jovens de Capixaba estava a proliferação das drogas e o conseqüente aumento da prostituição infantil no município. Há de se ressaltar que de acordo com dados, apesar de Capixaba não figurar na lista dos municípios com agravante de extrema pobreza ele figura em destaque no âmbito da violência sexual e as variantes dela.

Para Higino além de reprimir o uso de drogas e prostituição é preciso oferecer alternativas para a juventude acreana. “Temos um entendimento que temos que criar alternativas práticas para a nossa juventude e é por isso que acreditamos que a capacitação dos nossos jovens e a conscientização deles é peça fundamental neste processo”, diz.

Além dos representantes do judiciário, de diversas esferas, também estiveram presentes ao evento gestores de escolas publicas, líderes de igreja e membros do conselho tutelar.
Os males que assolam a juventude de Capixaba

Para o Juiz de Direito da Comarca de Capixaba, Alisson Brás, que comandou o seminário, foram apontados pela sociedade civil organizada quatro pilares problemáticos que coloca as crianças e jovens do município em situação de vulnerabilidade, são eles: o uso indiscriminado de lan houses por estudantes os colocando em situação de presa fácil para o mercado de prostituição e pedofilia que assola a internet, a falta de responsabilidade dos pais sobre os filhos menores, proliferação de drogas e a prostituição.

Carlos Maia, procurador da procuradoria da Infância e Juventude do Estado do Acre, diz que é preciso que se tomem medidas para que os direitos da criança e do adolescente sejam preservados conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas é preciso também que haja um comprometimento com todos os cidadãos. “É um trabalho que cabe a cada um de nós, seja representante da justiça ou não. É preciso unir forças para que possamos proteger as crianças e os adolescentes, sou pai de uma adolescente e sei que é preciso que os pais imponham regras”, declarou.

Francisco Maia Guedes, Promotor da Vara da Infância e Juventude, diz que é preciso conscientização, trabalho em equipe e se necessário medidas jurídicas com relação a vulnerabilidade dos jovens de Capixaba. “Com relação a este caso das lan houses que foi levantado por tantas pessoas nesta reunião creio que seja necessário uma adequação por parte dos proprietários desses estabelecimentos.Estudante em horário escolar não pode estar em lan house e temos que garantir o direito desses adolescentes que ainda não podem discernir o que é importante para eles”, diz.

Wendy Takao Hamoto, promotor responsável pela Comarca de Capixaba diz que será estudada uma portaria para funcionamentos da lan house.

Também se decidiu pela ampliação de palestras de conscientização sobre o uso de drogas licitas e ilícitas. O Comandante da Policia Militar garantiu que a instituição fará tudo que for preciso através do Programa Educacional de Resistência as drogas e a violência (PROERD).



Nenhum comentário:

Postar um comentário